Muita gente pensa que o clássico
pneu do Fusca, diagonal com a medida 5.60x15, não é mais fabricado e está
indisponível nas lojas, tendo sido substituído totalmente pelo modelo radial,
lançado para calçar o Fusca Itamar, com a medida 165R15. Isso não aconteceu.
Opções no mercado
Opções no mercado
Na rede Pirelli é possível
encontrar com facilidade o clássico pneu Tornado Alfa, instalado no Fusquinha
quando saía da fábrica. O modelo pode ser montado sem a câmera de ar, mas
caso a roda esteja enferrujada e não permita a colocação do bico, também é
possível encontrar a câmera na mesma medida.
A Firestone mantém o modelo P671, com as características tradicionais para o asfalto e a Maggion
chega a oferecer duas opções, sendo o Falco F2 indicado para o uso comum e o
Militar, que além de rodar bem no piso urbano, ajuda a encarar as estradas de
terra e lama.
Dos grandes fabricantes, somente
a Goodyear parece ter abandonado a medida, já que o sistema de consulta do site
não indica essa opção e, mesmo para o Itamar, oferece um pneu fora de especificação.
Diagonal ou radial
Diagonal ou radial
A principal vantagem de escolher o diagonal é a de manter a originalidade do carrinho, respeitando suas
características mecânicas, sem forçar a suspensão e o sistema de direção, que
se mantém leve nas manobras.
O radial do Itamar custa, em
média, 50% mais caro, um aumento que pode ser justificado pelas vantagens
oferecidas, como maior aderência nas curvas, resistência aos furos, melhor
resposta nas frenagens e acelerações, além de diminuir as chances de
aquaplanagem sob as fortes chuvas. Mas também deixa a direção mais pesada.
Para os colecionadores e
apreciadores do Fusca, vale sempre o original, com o diagonal para os modelos
até 86 e radial para a segunda série, de 94 a 96, respeitando a engenharia dos
projetos. Quem não se preocupa com esses detalhes pode escolher livremente entre um e outro.
Fora de padrão
Fora de padrão
É comum que os donos optem pela
roda aro 14, da Brasília, e coloquem pneus com bandas mais largas, para ganhar estabilidade.
Outros vão além, chegando até a calçar os carrinhos com aro 13.
Mas é preciso lembrar que quanto
maior a distância das especificações indicadas pela Volkswagen, mais rápido
irão chegar os prejuízos mecânicos, primeiro na diferença de medição do
velocímetro, depois nas folgas na caixa de direção e na suspensão, seguidas dos
problemas estruturais do chassi.
Por isso, medidas fora do padrão não são apreciadas pelos compradores exigentes.
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