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domingo, 20 de julho de 2014

Sapatos novos

Muita gente pensa que o clássico pneu do Fusca, diagonal com a medida 5.60x15, não é mais fabricado e está indisponível nas lojas, tendo sido substituído totalmente pelo modelo radial, lançado para calçar o Fusca Itamar, com a medida 165R15. Isso não aconteceu.

Opções no mercado
Na rede Pirelli é possível encontrar com facilidade o clássico pneu Tornado Alfa, instalado no Fusquinha quando saía da fábrica. O modelo pode ser montado sem a câmera de ar, mas caso a roda esteja enferrujada e não permita a colocação do bico, também é possível encontrar a câmera na mesma medida.
A Firestone mantém o modelo P671, com as características tradicionais para o asfalto e a Maggion chega a oferecer duas opções, sendo o Falco F2 indicado para o uso comum e o Militar, que além de rodar bem no piso urbano, ajuda a encarar as estradas de terra e lama.
Dos grandes fabricantes, somente a Goodyear parece ter abandonado a medida, já que o sistema de consulta do site não indica essa opção e, mesmo para o Itamar, oferece um pneu fora de especificação.

Diagonal ou radial
A principal vantagem de escolher o diagonal é a de manter a originalidade do carrinho, respeitando suas características mecânicas, sem forçar a suspensão e o sistema de direção, que se mantém leve nas manobras.
O radial do Itamar custa, em média, 50% mais caro, um aumento que pode ser justificado pelas vantagens oferecidas, como maior aderência nas curvas, resistência aos furos, melhor resposta nas frenagens e acelerações, além de diminuir as chances de aquaplanagem sob as fortes chuvas. Mas também deixa a direção mais pesada.
Para os colecionadores e apreciadores do Fusca, vale sempre o original, com o diagonal para os modelos até 86 e radial para a segunda série, de 94 a 96, respeitando a engenharia dos projetos. Quem não se preocupa com esses detalhes pode escolher livremente entre um e outro.

Fora de padrão
É comum que os donos optem pela roda aro 14, da Brasília, e coloquem pneus com bandas mais largas, para ganhar estabilidade. Outros vão além, chegando até a calçar os carrinhos com aro 13.
Mas é preciso lembrar que quanto maior a distância das especificações indicadas pela Volkswagen, mais rápido irão chegar os prejuízos mecânicos, primeiro na diferença de medição do velocímetro, depois nas folgas na caixa de direção e na suspensão, seguidas dos problemas estruturais do chassi.
Por isso, medidas fora do padrão não são apreciadas pelos compradores exigentes.

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